O FÓRUM

Com o tema "Bioeconomia: da vocação à realidade", o programa deste ano enfocará em como converter as vantagens comparativas do Brasil para o desenvolvimento da bioeconomia em desenvolvimento econômico e social.

O evento contará com dois painéis com temas estratégicos para o desenvolvimento da bioeconomia avançada no Brasil:

A Bioeconomia e a Descarbonização

A bioinovação (inovação baseada em recursos biológicos e renováveis) é um dos principais pilares para a redução das emissões de gases de efeito estufa e contribuição da descarbonização de várias cadeias produtivas. Também, salientamos a importância da regulamentação do mercado de carbono no Brasil para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias voltadas à sustentabilidade, além da geração de empregos e entrada de capital estrangeiro no país.

 

A Bioeconomia e a Atração de Investimentos no Brasil

A transformação econômica mundial está comprometida com o desenvolvimento sustentável e o Brasil possui diferenciais para se tornar um grande protagonista na bioeconomia avançada. A bioeconomia será destaque nas relações de comércio mundial nos próximos anos e o país precisa apresentar um ambiente estimulante ao investimento em inovação. É preciso então adotar uma estratégia de longo prazo considerando nossos diferenciais como agricultura sustentável, biomassa abundante e barata, alta experiência em biotecnologia na produção de etanol e a maior biodiversidade do planeta. Precisamos, urgentemente, potencializar o uso dos nossos recursos para a bioeconomia e fomentar investimento em pesquisa e viabilidade tecnológica no país.